Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Blog

 Da webAula

Dispositivos móveis e educação a distância podem caminhar juntos e trazer benefícios às empresas. Para atingir os melhores resultados com essa combinação, alguns pontos importantes devem ser observados na implantação do mobile learning

Especialista em ensino a distância, Marcos Resende, diretor da webAula S/A, empresa líder nacional no segmento, comenta três itens fundamentais.

– Complexidade dos dispositivos

Com a alta do movimento BYOD (bring you own device), que empregados levam seus smartphones e tablets para o trabalho, gestores de e-learning têm o desafio de criar cursos multiplataforma.

“É grande a diversidade de modelos, sistemas e funcionalidades disponíveis no mercado. Por isso, o projeto de aprendizagem virtual deve contemplar formatos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela, funcionem tanto em aparelhos modestos quanto nos potentes e compatibilizem com variados sistemas operacionais”, afirma Resende.

Esse cenário se flexibiliza quando a organização provê os dispositivos móveis aos colaboradores. “A padronização dos eletrônicos facilita o desenvolvimento dos treinamentos a distância. No entanto, requer um investimento maior com a aquisição dos aparelhos”.

2 – Infraestrutura e segurança

A rede corporativa deve suportar o alto fluxo de dados movimentados pelos alunos, sobretudo quando o curso envolve vídeo e acessos simultâneos. 

Smartphones e tablets trazem a ideia de praticidade devido ao tamanho reduzido. Porém, a infraestrutura para comportar suas constantes requisições deve ser grande e robusta. Conforme a quantidade de alunos contemplados no projeto, são necessários investimentos para aumentar o alcance da rede wi-fi, a banda da conexão, entre outros itens. A solução mais prática é contratar serviços de hospedagem de empresas de EAD”.

“Uma política de segurança de dados também é essencial para evitar o vazamento e o mau uso de informações. Senhas, encriptação de dados e firewalls são medidas básicas para combater desvios”, destaca o diretor da webAula S/A.

3 – Abordagem do conteúdo

É difícil prender a atenção do colaborador, em meio a notificações de e-mails, redes sociais e bate-papo, entre outras distrações. Portanto, a abordagem do conteúdo deve ser apropriada.

“Apostar apenas em textos, por exemplo, é um erro. A tecnologia dos mobile, quando explorada, estimula o aluno a interagir e absorver mais do conteúdo. Interatividade, multimídia e gamification, formato inovador que propõe a aprendizagem ao estilo de games: com trilhas e recompensas ao completar as etapas do curso”. 

“Ao oferecer uma experiência estimulante ao aluno, ele enxergará o m-learning mais como uma atividade inspiradora do que mera obrigação em meio ao lazer oferecido pelos smartphones e tablets.”, conclui Resende.

 

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. São José, 40, 4º Andar.
Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
SAAN Quadra 02, nº 430.
Zona Industrial,
Brasília - DF. Brasil. 70.632-210
+ 55 (61) 3771-2451
+ 55 (61) 3771-2452
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2019.