Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Blog

Da webAula

Tecnologias de educação a distância (EAD), como disciplinas on-line, e-books, videoaulas e podcasts, podem auxiliar alunos da modalidade presencial. Estatísticas e relatos apontam que essas ferramentas já estão presentes no cotidiano das pessoas, que se apropriam delas para complementar os estudos, seja no computador ou em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

De acordo com o Censo EAD.br 2012, foram oferecidas 6,5 mil disciplinas a distância em cursos presenciais nesse ano. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que, em 2011, havia 9 milhões de usuários de livros digitais, sendo 22 % destes estudantes do ensino superior. Já um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a videoaula é o formato preferido do brasileiro para educação a distância (EAD).

Durante o curso presencial, o técnico em química Clever Fonseca costumava ouvir podcasts, ler e-books e assistir a videoaulas para complementar os estudos. “Geralmente ouvia os podcasts durante os deslocamentos diários. Era uma maneira útil de aproveitar o tempo perdido no trânsito. Já as videoaulas e e-books, acessava pelo computador para me aprofundar nos temas discutidos nas aulas físicas”, afirma.

Hair stylist e estudante presencial de Design de Moda, Shirley Almeida também realiza disciplinas on-line. Ela conta que as matérias a distância balanceiam a grade curricular e a rotina de estudos. “Fica mais fácil de estudar, pois sobra um dia da semana que seria dedicado a aula presencial. Com isso, economizo tempo e dinheiro que seriam gastos no deslocamento. Outra possibilidade é adiantar disciplinas, que, por serem on-line, têm menor impacto na rotina”.

Para o especialista em EAD e diretor executivo da webAula S/A Marcos Resende, essa tendência cresce devido à versatilidade do formato a distância. 

“Ao perceber que as aulas rendem independentemente de estar em sala de aula, o aluno adere à modalidade virtual com menos resistência. E conforme se acostuma, começa a aplicar tecnologias cotidianas para estudar. Ao mesmo tempo, também cresce a oferta de soluções educacionais a distância. Trata-se de um processo natural”, explica Resende.  

Ronaldo Mota, reitor da Estácio, afirmou que, em um fututro próximo, as modalidades presencial e a distância serão uma só. O tema foi abordado em matéria publicada pela webAula S/A, que pode ser acessada aqui.

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. São José, 40, 4º Andar.
Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
SAAN Quadra 02, nº 430.
Zona Industrial,
Brasília - DF. Brasil. 70.632-210
+ 55 (61) 3771-2451
+ 55 (61) 3771-2452
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2019.