Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Blog

 

Evasão em cursos corporativos significa perda de dinheiro para empresa e piora nos indicadores do projeto de capacitação e treinamento. Por isso, é uma questão a se combater com inovações de tecnologia e conteúdo.

Das companhias com projeto de educação a distância (EAD), 26% tiveram evasão de 1/4 a 2/4 dos alunos, ou seja, até 50% dos matriculados chegam a desistir antes do final. Os dados são os mais atuais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e correspondem a 2015.

O que motiva a evasão em cursos corporativos?

A própria ABED traz a resposta, sendo os dois principais fatores:

  • Falta de tempo para se dedicar aos estudos.
  • Problemas de adaptação à modalidade a distância.

Tais resultados sugerem que a raiz do problema está nos hábitos dos profissionais e no formato dos cursos. Talvez falte organização para incluir os estudos à rotina de trabalho e atrativos no conteúdo para prender a atenção. 

Partindo desses pressupostos, a solução seria investir em soluções inovadoras. Aliás, as próprias organizações reconhecem que a inovação tecnológica é o desafio número um nos projetos de EAD.

Sendo assim, já surge um esboço para combater o elevado índice de evasão em cursos corporativos a distância.

Combatendo a evasão dos alunos pela raiz do problema

Baseado nas próprias respostas daqueles que abandonam os cursos, construímos três pilares para estruturar uma estratégia antievasão.

  • Organização (marketing).
  • Praticidade (mobile).
  • Atratividade (gamification).

Divulgação para organizar a agenda

A criação de peças de comunicação divulgando o período do curso com antecedência é o primeiro passo, pois ajuda os profissionais a se planejarem. O diferencial nessa campanha de divulgação está em outro ponto, com suporte da neurociência. 

Se houver recompensas para quem concluir o curso, divulgue o máximo possível para criar anseio nos alunos. 

Dê dicas de organização, como vincular os estudos a atividades cotidianas (ex.: após o almoço, depois do café, assim que chega à empresa). Essas âncoras ajudam os colaboradores a se lembrarem do curso com mais facilidade.

Sugira rotinas de estudos baseadas na realidade da empresa. Por exemplo, é possível fechar em 10 dias um curso de 5 horas dedicando só 30 minutos diários.

Mobile para tornar mais prático

Assegure-se de que os profissionais tenham acesso ao curso em smartphone e tablet. O chamado mobile learning, ou seja, formato de EAD que se apropria de dispositivos móveis, torna mais prático assistir às aulas, economizando tempo do aluno.

Até a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recomenda o uso de celulares para o processo de aprendizagem.

Flexibilidade de hora e lugar, ampliação do alcance da educação e proximidade do aprendizado informal e formal são algumas das vantagens descritas pela Unesco a favor do mobile learning

Gamification deixa mais divertido e estimulante

Somente 11% das empresas inclui jogos em cursos corporativos a distância. Fica clara a correlação disso com o índice de evasão, visto que a falta de adaptação à EAD é uma das justificativas dos desistentes. 

Além de tornar a experiência de aprendizagem mais divertida e envolvente, a gamification influencia diretamente o cérebro dos alunos. O ato de jogar descarrega dopamina no cérebro, gerando prazer e anseio por mais. Desse modo, os profissionais tendem a concluir todas as atividades no curso.

Por isso incluir gamification na educação corporativa combate a evasão na EAD. 

Conclusão

É evidente que colocar essas soluções em prática demanda tempo e trabalho. Mas só de estar aqui, você já deu os primeiros passos. O fato de todas essas sugestões terem suporte científico também ajuda, pois lhe dá confiança para investir seu esforço sem medo de perder tempo e dinheiro.

Compartilhe este artigo com seus colegas para vocês criarem uma estratégia juntos!

 

 

 

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. do Contorno, 8471, 2º andar. Gutierrez.
Belo Horizonte, MG. Brasil. 30.110-059
+ 55 (31) 2129-0550
SHCGN 712/713, Bloco B,
Edifício Francisco Morato, Lojas 22 e 28, Asa Norte.
Brasília, DF. Brasil. 70760-620
+ 55 (61) 3038-3200
Av. São José, 40, 4º Andar. Centro
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
Av. Paulista, 2300, andar pilotis. Condomínio São Luiz.
São Paulo, SP. Brasil. 01.310-300
+ 55 (11) 3512-9977
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2017.