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Como as empresas se beneficiam com EAD no ensino superior?

 

No mundo globalizado, o que acontece em um setor impacta outro, ainda que estejam separados. Essa regra vale para os ambientes acadêmico e corporativo, pois as organizações se beneficiam com o crescimento da educação a distância (EAD) no ensino superior.

Em 10 anos, de 2005 a 2015, as matrículas em cursos superiores totalmente a distância cresceram 12 vezes, chegando a 1,3 milhão de alunos. A fonte é o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

E o que o setor corporativo ganha com isso?

Além da maior oferta de profissionais qualificados para as empresas, o que é uma resposta óbvia, há outro ponto de vista a se analisar: o combate à evasão.

Esse primeiro contato dos alunos com a EAD na faculdade os acostuma com a modalidade. Sendo assim, ao realizarem treinamentos a distância na empresa, já estarão familiarizados com o formato, afinal passaram anos estudando por meio de computadores e dispositivos móveis. 

Logo, a redução da evasão é um dos benefícios colhidos pelas organizações, visto que a falta de adaptação à modalidade é a segunda principal justificativa dos desistentes. A primeira é a falta de tempo.

Por isso é válido todo movimento que fomente a EAD em cursos superiores. Ganham os alunos, que colhem benefícios diretos, como economia de tempo e dinheiro, e as empresas, que recebem mais profissionais habituados com a EAD.

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mais de 3,5 mil cursos livres foram oferecidos em 2015, sendo 3,4 milhões de matrículas. Isso demonstra que a EAD já se consolidou na rotina de capacitação e treinamento, tanto para empresas quanto para profissionais que estudam por conta própria.

Como a EAD já faz parte do dia a dia das empresas, o ideal é que os profissionais tenham contato com a modalidade antes mesmo de entrarem no mercado.

Atuação da webAula

Em 2015, o diretor executivo da webAula Marcos Resende viajou à Brasília para defender, em audiência pública na Câmara dos Deputados, a inclusão de cursos a distância no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o que ainda não aconteceu. O objetivo é ampliar o acesso à EAD no ensino superior.

Na ocasião, Resende afirmou que “as empresas clamam por alunos da EAD”, argumentando que “quando uma empresa precisa treinar os colaboradores, e estes nunca tiveram contato com cursos a distância, a iniciativa pode ser um caos, mas se já conhecem a modalidade, a experiência é mais proveitosa”.

A webAula fornece soluções de tecnologia, conteúdo e gestão em projetos de EAD acadêmicos e corporativos, contribuindo com o avanço da modalidade em ambos os setores. 

Mais sobre evasão

A evasão é considerada um dos principais desafios pelas empresas que qualificam os colaboradores por meio da EAD. 

Leia estes artigos sobre o tema para amenizar esse problema!

Mostre aos seus colegas a sua visão diferenciada sobre a conexão entre EAD no ensino superior e evasão em cursos corporativos. 

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