Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

3 técnicas de estudo para os alunos do seu projeto de EAD

 

Capacitação e treinamento são prioridades para o setor de Recursos Humanos em 2017. Mas como assegurar o aprendizado dos alunos? Existem técnicas de estudo cientificamente comprovadas que funcionam nas modalidades a distância e presencial. 

Repasse estas dicas de estudo aos alunos do seu projeto de EAD ou presencial. Se não souber como fazer isso, leia mais sobre como a comunicação contribui para o sucesso de universidades corporativas.

Técnicas de estudo que funcionam

Cada aluno tem o próprio estilo de aprendizado, portanto cada método de aprendizagem funcionará melhor para alguns do que para outros. Por isso, encoraje-os a testar todos até encontrar o que traz resultados mais satisfatórios.

Prática com feedback

Com a maior frequência possível, realizar exercícios práticos sobre o tema estudado, como avaliações, dinâmicas, questionários, etc. É primordial que para todo exercício tenha alguém qualificado para dar retorno sobre o desempenho do aluno.

Ao descobrir o que e por que errou, o profissional tem mais chances de se corrigir no futuro. Isso vale tanto para exercícios no programa de desenvolvimento quanto para o desempenho das atividades de trabalho no dia a dia.

A fórmula é simples: prática com feedback constante resulta em aprendizado!

Anotações à mão

Após analisar centenas de alunos, o estudo “The Pen Is Mightier Than the Keyboard” revelou que, para entender e reter novas informações, escrever à mão é mais eficiente do que pelo computador.

Aqueles que usavam caneta e papel entenderam melhor o conceito transmitido nas aulas e conseguiram aplicar com mais sucesso o que aprenderam.

Os cientistas explicam que quem escreve pelo computador copia quase integralmente o que ouve, graças à velocidade do teclado. Já quem escreve à mão, devido à limitação natural, além de anotar menos, é obrigado a processar, entender e resumir a informação para anotá-la.

Esse esforço extra ativa partes do cérebro relacionadas à aprendizagem e estimulam a compreensão e retenção de informações.

A transcrição mais literal daquilo que o aluno ouve não força tanto o cérebro, ou seja, é uma tarefa quase automática que dispensa esforço para compreender de verdade as informações recebidas. 

Escrever resumos

Seja à mão, seja no computador, escrever resumos sobre o material estudado é mais eficiente do que ler repetidamente, por exemplo.

No projeto “Think 101”, professores da The University of Queensland, na Austrália, apontam que alunos que leem textos mais de uma vez ou só fazem marcações nas páginas não apresentam resultados melhores em provas. 

O fato é que usar as próprias palavras para explicar algo que acabou de se expor ajuda a fixar aquele conhecimento. 

Diferente das anotações à mão, realizadas ao mesmo tempo em que recebe as informações, essa técnica consiste em escrever resumos após o primeiro contato com o conteúdo. Como o aluno vai escrever aquilo que lembra em vez de aquilo que está ouvindo no momento, o fato de usar computador não influencia.

Justifica-se a eficiência dessa técnica de estudo pelo fato de exercitar a memória criando o resumo do zero em vez de só ler de novo o material pronto.

Conclusão

A sensação de fluidez nos estudos pode ser uma armadilha, porque a impressão de ter captado perfeitamente na primeira vez inibe o esforço para entender a fundo o conteúdo. O nome desse fenômeno é “ilusão de competência”. E é para evitar esse problema que essas técnicas de estudo valorizam a prática e o esforço a fim de fixar o conhecimento.

Para manter a competitividade da empresa e atingir os objetivos visados com a universidade corporativa, você precisa fazer mais do que disponibilizar as ferramentas de aprendizagem. 

É necessário incentivar os alunos a entenderem de verdade. Para tanto, existem técnicas de estudo cientificamente provadas para melhorar o desempenho.

Compartilhe com seus colegas de projeto essas informações preciosas!

 

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. do Contorno, 8471, 2º andar. Gutierrez.
Belo Horizonte, MG. Brasil. 30.110-059
+ 55 (31) 2129-0550
SHCGN 712/713, Bloco B,
Edifício Francisco Morato, Lojas 22 e 28, Asa Norte.
Brasília, DF. Brasil. 70760-620
+ 55 (61) 3038-3200
Av. São José, 40, 4º Andar. Centro
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
Av. Paulista, 2300, andar pilotis. Condomínio São Luiz.
São Paulo, SP. Brasil. 01.310-300
+ 55 (11) 3512-9977
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2017.