Notícias


 
Receba a nossa newsletter

Receba a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da webAula

 

Buscar conteúdos

Pesquisa Avançada

Números do mercado EAD no Brasil em 5 anos

De 2010 a 2015, a oferta e a demanda no mercado de educação a distância (EAD) cresceram no ensino superior e nos cursos livres no Brasil. Também surgiram tendências e se consolidaram alguns formatos de conteúdo.

Estas estatísticas do mercado EAD mostrarão os rumos que essa modalidade vem seguindo e quais caminhos você pode percorrer com seu projeto. 

EAD no ensino superior

A diferença entre as 930 mil matrículas em 2010 e 1,39 milhão em 2015 dá para encher quase seis vezes o Maracanã, maior estádio do Brasil. Foram mais de 460 mil novos alunos em cinco anos.

Os cursos também dispararam de 930 para 1.473, um aumento de 58%, de acordo com o Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, as áreas com maior oferta e demanda são Educação, Ciências Sociais, Serviços e Saúde.

Cursos livres a distância

Divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), os números do mercado EAD de cursos livres só registraram crescimento.

Lá em 2010, houve 755 mil matrículas em cursos livres. Passados cinco anos, em 2015, a quantidade quintuplicou, chegando a 3,94 milhões. A diferença de 3,19 milhões de alunos é maior que a população de Brasília, terceira capital mais populosa do país, com 2,9 milhões de habitantes. 

A oferta de cursos não ficou para trás: de 7.574 para 12.444, aumento de 64%.

Formatos de conteúdo 

Tanto no ensino superior quanto nos cursos livres, certos formatos se consolidaram, conforme apontado pela ABED.

  • Textos: combinados com os demais elementos dos cursos.
  • Vídeos de diferentes gêneros: complemento ao conteúdo do curso.
  • E-books: mais populares no ensino superior.
  • Objetos de aprendizagem digitais: videoaulas, animações, jogos, etc.

Tendências no mercado EAD

Metodologias inovadoras visam engajar os alunos, cuja atenção evapora conforme acumulam atividades. Ao motivar os usuários, combatem a evasão nos cursos on-line.

  • Mobile learning: cursos e plataformas EAD em celulares e tablets.
  • Microlearning: conteúdos curtos focados em um só tema específico.
  • Sala de aula invertida: parte teórica on-line e a prática, presencial.
  • Gamification: elementos de jogos aplicados à educação.

Conclusão

O mercado EAD só apresentou números positivos em 2015 comparado a 2010, portanto é uma boa aposta para as organizações e profissionais. Além disso, certos formatos de conteúdo já provaram eficiência e, quando não seguram o aluno sozinhos, contam com as inovações que são tendência hoje.

Se você tem interesse em começar ou melhorar seu projeto de EAD, converse com um especialista capaz de encaixar as soluções populares no mercado às necessidades da sua organização.

Compartilhe este artigo com seus colegas!

 

 

 

 

 

 

Procurando por Alguma Coisa?

Sobre a webAula

Produtos e Serviços

Conteúdo

Gestão

Consultoria

Acontece

Notícias

Clipping

 

Palestras Gratuitas

Palestras Virtuais

 

Sites da webAula

Loja de cursos on-line

Unidades webAula
Parceiros de Venda
Av. do Contorno, 8471, 2º andar. Gutierrez.
Belo Horizonte, MG. Brasil. 30.110-059
+ 55 (31) 2129-0550
SHCGN 712/713, Bloco B,
Edifício Francisco Morato, Lojas 22 e 28, Asa Norte.
Brasília, DF. Brasil. 70760-620
+ 55 (61) 3038-3200
Av. São José, 40, 4º Andar. Centro
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. 20.010-020
+ 55 (21) 3512-9978
Av. Paulista, 2300, andar pilotis. Condomínio São Luiz.
São Paulo, SP. Brasil. 01.310-300
+ 55 (11) 3512-9977
  • facebook
  • twitter
  • linked in
  • you tube
  • rss

© Todos os direitos são reservados e licenciados pela webAula. 1999 - 2017.